Prazo de Entrega

Qual o Prazo de Entrega Econet 2022

Descubra qual o Prazo de Entrega Econet 2022

No guia de hoje selecionamos um artigo completo sobre Qual o Prazo de Entrega Econet 2022. Além da legislação pertinente às áreas federal, fiscal, contábil, trabalhista/previdenciária e de comércio exterior, atualizada em tempo real, a Econet disponibiliza diversas funcionalidades a nossos clientes, tais como tabelas práticas, agendas e calendários de obrigações, boletins informativos, cursos on-line, ferramentas de cálculos, sistemas diferenciados de pesquisa e muito mais.

O objetivo é oferecer ao assinante a informação por completo. Oferecemos, ainda, suporte consultivo preventivo para assinantes, de modo a assisti-los na interpretação da legislação e na elucidação de dúvidas pertinentes.

Qual o Prazo de Entrega Econet 2022?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma das mais importantes obrigações acessórias entregues pelas empresas. Nela, são demonstradas as operações que influenciam na base de cálculo do Imposto sobre Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Prorrogação

No dia 16.02.2022, foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 2.039/2022, prorrogando o prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) para o dia 30.04.2022. O prazo original era até 30.03.2022.

A entrega é referente à ECF com informações do ano-calendário de 2021. Porém, há prazos diferenciados para situações especiais ocorridas em 2022, como extinção, cisão ou incorporação, por exemplo.

Caso a pessoa jurídica tenha incorrido em alguma situação especial entre os meses de janeiro a junho de 2022, o prazo de entrega da ECF é até o dia 30.04.2022. Entretanto, caso a situação especial ocorra entre os meses de julho a dezembro de 2022, o prazo de entrega será até o último dia útil do 3° mês subsequente ao do evento.

Essa alteração ainda é decorrente dos reflexos causados pela pandemia, sendo que, no ano passado, o prazo de entrega também foi prorrogado de julho para setembro.

Penalidades

Desde 2014, todas as pessoas jurídicas estão obrigadas à entrega da ECF, com exceção das optantes pelo Simples Nacional, as inativas, os órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas.

Caso o contribuinte, que esteja obrigado à ECF, realize a entrega após o prazo prorrogado, estará sujeito à multa, que varia de acordo com o regime tributário da empresa.

Quando entregue em atraso, é necessário que o contribuinte realize o preenchimento do Registro Y720 (Informações de Períodos Anteriores), sendo que algumas informações são necessárias para o cálculo da multa.

A obrigatoriedade do preenchimento do Registro Y720 é verificada apenas na validação, visto que as informações desse registro são utilizadas apenas para o cálculo da multa, ou seja, não há motivos para preencher quando a entrega da ECF está ocorrendo dentro do prazo.

Econet | Contato

Fale com a Econet Contato
Telefone Econet (SAC geral ) (41) 3016-8006
Central de Ajuda (41) 3512-8000

Qual o Prazo de Entrega Econet | Conclusão

Em conclusão ao nosso artigo esperamos que tenha conseguido descobrir qual o prazo de entrega Econet. Caso tenha dúvidas deixe um comentário abaixo, comente também sua experiência com a empresa. Assim novos leitores de nosso site também terão informações extras. Se possível compartilhe e salve em seus favoritos para novas informações. Desde já nossa esquipe agradece sua visita.

OBS: Viemos aqui para lembrar que nosso site é apenas informativo, não temos vínculos com as empresas citadas.

Veja também → Limite Inicial Cartão Top

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo