Pontos Turísticos

Melhores Pontos Turísticos na Bahia | Top 5

Conheça o Top 5 Melhores Pontos Turísticos na Bahia

No guia de hoje selecionamos as Melhores Pontos Turísticos na Bahia | Top 5, para incluir no seu roteiro, se você tiver pouco tempo para fazer um tour nos melhores pontos turísticos da Bahia, pode ser difícil escolher o que conhecer na primeira visita. Mas vamos facilitar a vida para você, pois trouxemos o top 5 de melhores pontos turísticos, que você precisa conhecer.

Quente, amistosa e cheia de charme, a Bahia é destino certo para viagens imperdíveis. As belezas naturais, a rica cultura e a saborosa gastronomia atraem visitantes de todas as partes do mundo. Muito além das praias, a Bahia tem pontos turísticos para todos os gostos. Foi muito difícil selecionar apenas 5, mas confira o resultado a seguir:

Pelourinho

Carinhosamente chamado de “Pelô”, o Pelourinho é o bairro de Salvador que abriga a área do Largo Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. Cercado de construções do século XVII e XVIII em calçamento “pé de moleque”, com pedras irregulares, o local é símbolo do Centro Histórico de Salvador, tombado pelo IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Tem muita coisa pra fazer, lá é possível apreciar casarões preenchidos por ateliês, lojas, museus, bares, restaurantes e até hospedagens, como pequenas pousadas. O som do Olodum, organização cultural que ensina música percussiva, também marca presença. As várias igrejas da região não podem faltar no roteiro. Vale conhecer a Catedral Basílica de Salvador, a Igreja e o Convento da Terceira Ordem de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Melhores Pontos Turísticos na Bahia

Elevador Lacerda e Mercado Modelo

Salvador, a capital do estado abriga alguns dos mais famosos pontos turísticos da Bahia, entre eles o Elevador Lacerda. Inaugurado em 1873, o elevador de duas torres, quatro cabines, 72 m e capacidade para mais de 100 pessoas foi o primeiro do mundo a servir de transporte público. Ele liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio, a Cidade Baixa.

A viagem dura cerca de 30 segundos e custa R$ 0,15 por viagem (preço sujeito à alteração). O elevador transporta em média 28 mil pessoas por dia, com funcionamento das 7h às 22h. É impossível passar pela cidade e não ter essa experiência. Aproveite para apreciar a visão panorâmica do alto da passarela do elevador.

Vizinho do Elevador Lacerda, o Mercado Modelo é outra das construções históricas da capital. Datado de 1912, o prédio em estilo neoclássico abriga cerca de 260 lojas onde os turistas podem comprar de especiarias a artesanatos. Durante o passeio, se der sorte, é possível presenciar espetáculos ao som de berimbau e caxixi (instrumentos típicos) e rodas de capoeira. No final do tour, não deixe de ir ao piso de cima e escolher um dos dois restaurantes: Maria de São Pedro ou Camafeu de Oxóssi, onde as delícias marcam presença, seja no cozido de peixe ou na moqueca.

O Mercado costuma abrir de segunda a sábado das 9h às 19h e aos domingos e feriados das 9h às 14h, com entrada gratuita. Para mais informações, confira o site oficial. O caminho para chegar na Praça Visconde de Cayru, onde ele está localizado, pode ser feito por meio do Elevador Lacerda. Aproveite o que a capital da Bahia tem de melhor e emende um ponto turístico no outro.

Melhores Pontos Turísticos na Bahia

Basílica do Senhor do Bonfim

Ícone da fé baiana, as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e Nossa Senhora da Guia foram trazidas de Portugal em meados de 1745. A Basílica do Senhor do Bonfim foi erguida especialmente para abrigá-las, com a fachada em rococó e a arquitetura em estilo neoclássico. No mês de janeiro, acontece no local a lavagem dos degraus de entrada. A festividade se inicia com uma caminhada de 8 km até o santuário e, chegando lá, o cortejo das baianas faz a lavagem da escadaria com água de cheiro.

As fitinhas coloridas são símbolo do local e também da Bahia. Se tornaram tradição no início do século XIX, e eram chamadas “medidas”, pois tinham 47 cm, mesmo tamanho do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim. Atualmente, na tradição popular, a fitinha é amarrada no pulso com três nós, cada um deles precedido por um pedido. No site oficial, confira os horários de abertura, das missas e do museu.

Melhores Pontos Turísticos na Bahia

Parque Nacional de Abrolhos

Seguindo ao extremo sul do estado, a cerca de 240 km de Porto Seguro, chegamos a região de Abrolhos. Este famoso ponto turístico da Bahia é, na verdade, um arquipélago a cerca de 70 km da costa. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é composto por cinco ilhas, entre elas Santa Bárbara, habitada por cientistas e militares, e Siriba, que recebe o público. A grande atração do local são as Baleias Jubarte, que de julho a novembro usam o local para se reproduzirem e terem filhotes. Caso não esteja na temporada, é possível desfrutar de outros passeios, como observação de aves e mergulhos de cilindro pelos barcos naufragados no local.

Os passeios precisam ser previamente agendados com agências credenciadas, para que seja possível conhecer esses cenários únicos. Para realizar alguns dos mergulhos, um certificado profissional é indispensável. O local mais próximo de acesso no continente é Caravelas, a cerca de 4h de carro de Porto Seguro. Para mais informações sobre o funcionamento, confira o site oficial.

Melhores Pontos Turísticos na Bahia

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Os pontos turísticos da Bahia não estão apenas no litoral. A cerca de 400 km de Salvador, em direção ao interior do estado, está o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Ideal para os ecoturistas, a Chapada conta com cerca de 150 mil hectares, onde é possível encontrar cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas e muitas trilhas.

Entre tantos passeios deslumbrantes, vale conhecer a Cachoeira do Buracão. Em um cânion de 3 m de largura e 90 m de altura está a queda d’água. Após um trekking que por si só já surpreende pelas paisagens, é necessário entrar no rio e flutuar até chegar à cachoeira. Outra paisagem imperdível é a Cachoeira da Fumaça, que pode ser vista de cima ou de baixo. O trajeto por cima tem menor dificuldade, mas ainda assim possui 12 km, com um trecho bastante íngreme.

A oferta de passeios pela região é variada, mas em destinos como esse é extremamente importante ter a companhia de um profissional habilitado. Algumas recomendações: tênis e botas para trekking, água, boné e protetor solar são essenciais. Para mais informações sobre o local, confira o site oficial da Chapada.

Melhores Pontos Turísticos na Bahia

Veja também → Como Rastrear Cartão Renner

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo