Melhores Praias de Santa Catarina | Top 10
No guia de hoje selecionamos uma lista de Melhores Praias de Santa Catarina | Top 10. Fazer uma lista com apenas 10 das melhores praias de Santa Catarina é uma árdua tarefa! O litoral catarinense tem tantas praias incríveis que é difícil fazer essa seleção. Se você está planejando seu roteiro para lá, pode apostar nessa lista.
Se por um lado muita gente associa a região sul a temperaturas baixas durante boa parte do ano, Santa Catarina vem pra mostrar que o litoral sul do Brasil tem verdadeiros paraísos tropicais pra se explorar. São muitas opções de praias lindas, de água cristalina e cheias de verde em volta.
Se você está procurando seu próximo destino, montamos essa lista com as melhores praias de Santa Catarina pra você criar seu roteiro para as suas próximas férias. Mas não se limite somente a essa lista, Santa Catarina tem muito para oferecer, acompanhe:
Ilha do Campeche, Florianópolis
Paradisíaca, a Ilha do Campeche fica em Floripa e é considerada uma das mais belas de todo Brasil. Com águas transparentes, areia branquinha e piscinas naturais, o cenário daqui faz lembrar bem a das praias do Caribe.
Outro ponto super positivo é a riqueza do ecossistema encontrado na ilha, o que torna o lugar perfeito para quem deseja maior contato com a natureza.
A praia da Enseada é a única praia da Ilha. Rodeada por muito verde, ela tem águas calmas perfeitas para crianças ou para quem deseja admirar a vida marinha enquanto pratica mergulho ou snorkel.
Para chegar até Campeche, é preciso pegar uma embarcação na praia da Armação ou na praia do Campeche (que fica em frente à ilha) ou na Barra da Lagoa.
Lagoinha do Leste, Florianópolis
Uma praia surreal na Ilha da Magia (Florianópolis), Lagoinha do Leste, na verdade, sempre disputa pelo primeiro lugar entre as melhores praias catarinenses. Localizada no sudeste da ilha, Lagoinha fica a cerca de 30 km de distância do centro da cidade.
Um dos destaques também é a impactante natureza que cerca esta praia. Embora a praia seja pequena, com apenas 1 km de comprimento, não faltam atividades para os visitantes. Em Lagoinha, o turista encontra ainda cachoeiras, trilhas e costões.
O acesso até ela se dá por meio de barco ou em duas trilhas. A primeira delas sai de Pântano do Sul, com duração de 1 hora, e a outra sai da praia do Matadeiro, com duração de 3 horas de caminhada. Vale lembrar que é, justamente, a dificuldade de acesso que mantém a praia mais intocável.
Praia Mole, Florianópolis
A Praia Mole é situada na cidade de Florianópolis. O diferencial entre a Praia Mole é a badalação e agito que você encontrará por aqui. Grudada com a lagoa da Conceição, parte do seu hype se deve à sua posição estratégica, já que ela está bem no meio da ilha.
Outra característica que colabora para sua fama é o fato de ser point de surfistas e praticantes de esportes aquáticos, a Mole é reconhecida por concentrar um público jovem em seus bares e quiosques.
Suas ondas são mais bravas e, por isso, é preciso tomar um certo cuidado no banho de mar nesta faixa de areia, principalmente com crianças. O acesso é por trilha bem rápida, que é compensada pela beleza natural do lugar.
Praia da Lagoinha, Bombinhas
Em Bombinhas, a praia da Lagoinha tem um visual incrível e que merece ser visitada pelos amantes do mar. O foco aqui está na proteção ambiental e, por isso, visitantes que não são moradores do lugar pagam uma taxa simbólica para frequentá-la.
Com águas tranquilas e cristalinas, seu visual também impressiona: ela tem vista para a baía e conta com piscinas naturais. Por ser um lugar bem tranquilo, é muito procurado por famílias ou pessoas com crianças pequenas que querem curtir um mar calmo e limpo. Também é bacana para prática de snorkel, já que há boa visualização de animais marinhos.
O ideal, aqui, é programar sua visita para logo cedo. É comum que a praia lote de visitantes. Afinal, todos querem curtir uma boa praia, né?
Praia da Sepultura, Bombinhas
A praia da Sepultura, em Bombinhas, é um lugar que merece destaque por seu mar exuberante. Praticamente sem ondas, também é uma boa pedida para praticar snorkel e relaxar. Bombinhas fica a cerca de 71 km da capital Florianópolis.
Aqui, a natureza também deixa qualquer um impactado. Sua faixa de areia é mais estreita, com cerca de 100 metros apenas, mas parte de sua beleza está em seu tamanho pequeno. Mesmo sendo uma praia pequena, é ótima para relaxar, tomar sol e ver a vida passar em ritmo desacelerado.
Além dos vários passeios de barco que incluem uma parada na praia da Sepultura para nado, é possível chegar até lá caminhando, em uma pequena trilha de uns 5 minutos de duração, a partir do costão direito da praia de Bombinhas. O trajeto passa ainda pela Prainha, Embrulho e Lagoinha.
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú
Em Balneário Camboriú, a praia do Estaleiro reúne a beleza da natureza com a badalação de um dos principais destinos catarinenses. Enquanto a região central de Balneário é conhecida pelo agito e por seu movimento, a praia do Estaleiro é um refúgio para o turista em busca de paz, sombra e água fresca.
Parte de sua beleza se deve à Mata Atlântica que a rodeia, além das águas clarinhas e bem calmas. Contudo, é preciso ficar atento pois a praia é daquelas de tombo, que tem profundidade logo no começo. O canto esquerdo da praia tem incidência de formação de piscinas naturais. Em alta temporada, ainda, ela costuma ficar lotada por banhistas.
Esta praia também reserva bons restaurantes em seu entorno, alguns deles, inclusive, à beira mar.
Guarda do Embaú, Palhoça
Localizada em Palhoça, a Guarda do Embaú reúne 2 públicos aparentemente distintos: os surfistas e as famílias. A natureza impactante do local é protegida pelo Parque da Serra do Tabuleiro e pela Reserva Mundial do Surfe. Um dos destaques daqui fica por conta do Urubu, para curtir uma vista espetacular.
Palhoça é uma vila super charmosa, onde pescadores ainda residem. A vila conta, atualmente, com 400 moradores e está a 46 km de distância de Florianópolis. Ou seja, parte do seu charme está também na simplicidade. E é isto que tem atraído, cada vez mais, a atenção dos turistas.
A Guarda do Embaú é um lugar legal para praticar stand-up paddle (ou SUP), além das boas ondas que oferece aos surfistas e banhistas. Para chegar até esta praia, o turista precisa atravessar o rio da Madre.
Praia do Rosa, Imbituba
A Praia do Rosa é uma das mais conhecidas de todo o litoral de Santa Catarina. Situada em Imbituba, o lugar ficou mega famoso por causa das competições de surf. Aqui, a atmosfera rústica divide o espaço com a badalação. Apesar de ser uma praia bem procurada, ela também é interessante para quem deseja tranquilidade e paz.
Para entender um pouco do hyper e das belezas locais, um fato interessante: o jornal inglês “The Guardian” elegeu a Praia do Rosa um dos 7 paraísos escondidos do mundo. Aqui, a natureza bem preservada e as trilhas com um visual impressionante fazem qualquer viajante se apaixonar. Outra atividade bem procurada e imperdível é a observação da migração de baleias.
Praia Brava, Itajaí
A praia Brava, em Itajaí, é uma das mais badaladas do estado. Com muitos bares e restaurantes, o destino reserva bons beach clubs e algumas das melhores casas noturnas do país. Logo, nem precisamos dizer que é uma praia muito procurada pelo público mais jovem, certo? Outro público que bate cartão por aqui é o de surfistas, já que a praia, como o próprio nome já diz, é um pouco brava.
Os principais prós de visitar a praia Brava são a natureza exuberante e bem preservada (o que garante aquele quê de praia paradisíaca) e a excelente infraestrutura do lugar. No limite entre as cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, a praia Brava tem atrações para outros tipos de turistas também.
Ilha de Porto Belo, Porto Belo
A Ilha de Porto Belo fica na cidade homônima. Situada nas proximidades de Bombinhas, a ilha é bem paradisíaca e conta com três belas praias para o turista se esbaldar. São elas a Praia do Trapiche, a Praia Central e a Prainha. O trajeto até a ilha inclui uma travessia de barco com duração de cerca de 10 minutos.
Opções de entretenimento e muito verde não faltam. Trilhas, mergulho, snorkel, caiaque, stand up paddle e passeios de lancha, jet ski e banana boat são alguns dos mais procurados pelos frequentadores. E, se estiver entediado, recomendamos a visita ao Museu de Porto Belo, que conta a história do lugar.
Leia também → Onde Ficar em Porto Seguro
Deixe um comentário