Melhores Praias do Rio de Janeiro | 10 Dicas
No guia de hoje selecionamos uma lista das Melhores Praias do Rio de Janeiro | 10 Dicas. Praias de areias brancas, águas claras, montanhas, um pôr do sol inacreditavelmente lindo. O Rio de Janeiro é um estado em que a natureza se faz presente. Conhecendo as melhores praias do Rio de Janeiro, você vai descobrir as riquezas naturais da região.
Com tantas opções, você vai se apaixonar por pelo menos uma delas. Tem praia para os amantes da natureza, para os que curtem esportes, para os que querem tranquilidade, para os que estão a fim de agito, para família, enfim, não há outro lugar no mundo em que haja tantas possibilidades de turismo como no Rio, acompanhe:
Praia de Lopes Mendes | Ilha Grande
Uma praia que ostentou o título de a mais bonita do Brasil fora do Nordeste não pode ficar de fora do roteiro de praias no Rio de Janeiro. Lopes Mendes é uma das joias de Ilha Grande, pertencente ao município de Angra dos Reis. São três quilômetros de areia fininha rodeada de muitas amendoeiras e águas incrivelmente cristalinas, com muitos tons de verde e azul.
O clima por lá é quase sempre tranquilo, e o acesso é por meia trilha, caminhando cerca de 2,5 horas desde a Vila de Abraão, ou ainda via barco ou balsa até a Praia do Pouso.
Praias de Trindade | Paraty
No município de Paraty, a Vila de Trindade costuma ser o destino preferido dos visitantes que vão em busca de belas praias no Rio de Janeiro. Em meio ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, o vilarejo de pescadores tem belas paisagens naturais e um clima bucólico, com diversas pequenas praias para estilos diferentes.
Entre as mais populares estão a Praia do Cepilho (ótima para surfar), a Praia de Fora, a Praia do Rancho (boa para mergulhar e com vários restaurantes bacanas), a Praia do Cachadaço, e a Praia Brava que tem atraído muitos nudistas.
Praia de Grumari | Rio de Janeiro
Na zona oeste da capital, na Barra da Tijuca, a Praia de Grumari destaca-se pela beleza natural preservada da região de Reserva Ambiental ao seu redor. A área de morros, costões verdes e vegetação de restinga, a praia tem mar de ondas altas e fortes, que atrai muitos surfistas, especialmente nos finais de semana.
Com cerca de três quilômetros de extensão, é o destino perfeito para relaxar em meio às areias avermelhadas da praia. Grumari também fica pertinho da praia do Abricó, point dos naturistas.
Prainhas do Pontal do Atalaia | Arraial do Cabo
Basta subir a escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia para ter a sensação de que chegou-se ao paraíso. No alto do morro de mesmo nome, o cenário deslumbrante inclui areias branquinhas, mar colorido e o verde da vizinha Ilha do Farol.
Quando a maré está baixa, as duas prainhas se unem na mesma faixa de areia e formam apenas uma praia. Também depende da corrente, do sol e da hora do dia para a cor da água variar tons de verde ou azul, mas sempre calminhas e transparentes.
Não deixe de subir na duna no centro da praia para garantir as melhores fotos, além de uma passadinha na Gruta do Amor, no canto direito da praia. Muitas razões para você ir visitar mais esta praia, entre as lindas praias do Rio de Janeiro.
Praias Azeda e Azedinha | Búzios
Dentre as mais de 20 praias que Búzios oferece, a Azeda e a Azedinha estão entre as preferidas dos visitantes. Apesar de pequenas, ambas são de grande beleza, com águas límpidas e esverdeadas (tal qual um limão, daí a origem dos nomes), formando uma espécie de piscina natural.
Para chegar a elas, basta seguir a Orla Bardot, atravessar a linda Praia dos Ossos (que vale uma paradinha também) e seguir uma escadaria que leva à Praia da Azeda. No canto direito dela, uma pequena trilha leva até a Azedinha. A infraestrutura é modesta, mas há algumas barracas de drinques e petiscos.
Prainha | Rio de Janeiro
Está entre as favoritas dos cariocas e visitantes, assim como entre as melhores praias do Rio de Janeiro. O motivo? A beleza estonteante desse verdadeiro santuário natural, na região do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio.
Não há acesso por meio de transporte público, as vagas para automóveis são limitadas e são apenas dois quiosques atendendo o público. Mas a paisagem composta de morros de mata atlântica e mar inacreditavelmente azulado compensa qualquer limitação. Dica: suba até o alto do Restaurante Mirante para garantir fotos perfeitas.
Praia de Ipanema | Rio de Janeiro
Uma das praias cariocas mais famosas internacionalmente (junto com a praia de Copacabana) não pode ficar de fora. Entre as praias do Rio de Janeiro, Ipanema inspirou Tom Jobim e é das mais democráticas do Rio. Seus 2,6 quilômetros de orla atraem as mais diversas tribos, dos saradões aos surfistas, dos gays aos turistas gringos.
Os frequentadores dividem espaço com os muitos ambulantes que vendem itens clássicos da cultura carioca, como mate, biscoitos e o sacolé. O Posto 9 continua sendo um dos principais pontos de encontro de Ipanema. Além, é, claro, da Pedra do Arpoador, onde o por do sol é digno de aplausos.
Praia da Piedade | Angra dos Reis
Na Ilha da Gipóia, vizinha à Ilha Grande, a pequena Praia da Piedade é famosa por ter sediado a Ilha de Caras. A paisagem natural que a cerca é digna de cartão-postal, e o clima bucólico e o mar raso de águas verdíssimas, atrai famílias inteiras para Angra dos Reis.
No alto da praia, fica a Igreja da Piedade, com uma vista para o mar das mais românticas entre as praias no Rio de Janeiro. Outra dica é fazer um passeio de lancha que, além de Piedade, passa por outras praias do roteiro denominado Ilhas Paradisíacas, como Caxadaço e a Praia de Dois Rios.
Praia de Piratininga | Niterói
Em Niterói, o bairro residencial de Piratininga tem localização privilegiada, estando no entorno da lagoa de mesmo nome, o oceano Atlântico, a serra Grande e o morro da Viração. A praia homônima é um dos principais núcleos de lazer do município, com seus três quilômetros de extensão, vasto calçadão e muitas opções de comércio e entretenimento.
O mar da Praia de Piratininga é limpo, claro e azulado. Dependendo das condições climáticas, pode ser perfeito para SUP, surfe ou mesmo para banho.
Praia da Barra da Tijuca | Rio de Janeiro
Maior praia em extensão do estado do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca tem nada menos que 18 quilômetros de areia fina e clarinha. Do total, seis quilômetros são urbanizados, com boa infraestrutura. Já o restante é mais deserto.
Entre as belezas naturais imperdíveis da região, destaque a Lagoa de Marapendi, um verdadeiro refúgio para quem procura tranquilidade e descanso. As belas águas esverdeadas da praia atraem também os surfistas, graças às ondas fortes.
Veja também → O que Fazer em Salvador – BA
Deixe um comentário