Pontos Turísticos

O Que Fazer em Fernando de Noronha | 5 Dicas

Veja 5 Dicas de O que Fazer em Fernando de Noronha - PE

No guia de hoje fizemos uma seleção de O Que Fazer em Fernando de Noronha | 5 Dicas, para incluir no seu roteiro, se você tiver pouco tempo para fazer um tour em Fernando de Noronha, pode ser difícil escolher o que conhecer tudo na primeira visita, por isso fizemos essa breve seleção de lugares.

Certamente você já ouviu falar que Fernando de Noronha é o paraíso brasileiro. E a fama é justificada. O arquipélago pernambucano reúne as praias mais lindas do Brasil e paisagens memoráveis, merecendo entrar na lista de desejos de qualquer viajante.

A vida marinha na região é bastante rica, garantindo o sucesso de qualquer mergulho para observar peixes coloridos de diversas espécies, tartarugas, golfinhos e muito mais. Algumas praias também contam com excelentes ondas, atraindo surfistas e esportistas náuticos o ano todo. Acompanhe:

Ilha Tour

O Ilha Tour é um dos passeios mais conhecidos da região. Dentro de um buggy os visitantes passam pelas principais praias, conhecendo a ilha inteira em poucas horas. O passeio é bem uma boa ideia para quem tem pouco tempo em Noronha.

Já para quem vai ficar mais de cinco dias em Noronha, o Ilha Tour pode acabar tirando o encanto de conhecer e aproveitar cada lugar ao máximo. Isso porque no tour as visitas duram pouquíssimo tempo, em alguns lugares, você fica por menos de meia hora. Por isso, recomendamos o passeio para quem tem pouco tempo em Noronha.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Praias de Fernando de Noronha

Praia do Sancho

A Praia do Sancho já foi nomeada três vezes como a praia mais bonitas do mundo. Localizada no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, é preciso adquirir o ingresso para a entrada ao chegar.

Depois há uma pequena trilha que leva a uma plataforma de madeira. Vale a pena admirar a Baía de cima, pelo mirante, e aproveitar para procurar tubarões e tartarugas marinhas, já que a água é extremamente clara.

A descida até a praia é um pouco mais complicada, na qual deve-se passar por alguns lances de escada mais inclinados, mas vale a pena esta aventura que leva ao paraíso. Chegando lá embaixo, novamente uma linda vista, uma praia exótica que exala natureza.

Com a maré baixa vale a pena dar um pulinho no mar (mas lembre-se de ver o que o salva-vidas indica). Já com a maré alta, é super legal ir mais perto das pedras onde se forma uma piscina e, se der, leve seu equipamentos de mergulho para apreciar os cardumes e outros animais que ficam por ali.

Baía dos Porcos

Outra praia em Noronha que é considerada uma das mais bonitas do país, a Baía dos Porcos. Para chegar nela é necessária uma condição física razoável, já que o acesso é por meio de uma trilha que tem início na Cacimba do Padre.

Para começar a caminhada, é necessário passar por alguns lances de escada. Depois há um trecho de pedras que exige equilíbrio e mais atenção, mas nada impossível ou muito difícil. A praia é semelhante à do Sancho, mas por lá é mais fácil admirar a beleza da paisagem quando estiver na maré baixa, quando se formam as piscinas naturais.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Baía do Sueste

A Praia do Sueste é uma das mais calmas de Noronha. Por ser rodeada de pedras, forma-se uma baía no local. É um dos lugares mais procurados pelos visitantes para fazer snorkel e ver a vida marinha. Além disso, é também um lugar onde alimentam as tartarugas e os tubarões, o que faz com que eles fiquem bastante por lá.

Normalmente o passeio feito nessa praia é guiado, já que deve-se tomar muito cuidado com os animais e com os corais que estão sob preservação. É necessário também o uso de colete salva-vidas, que pode ser alugado no quiosque da entrada do parque.

Praia da Atalaia

A Praia do Atalaia é uma praia um pouco diferente das demais em Noronha. É mais uma das praias mais bonitas do país. Porém, encontra-se em um alto nível de preservação, tornando seu acesso mais restrito. Para ir até lá, é necessário fazer uma reserva através do Projeto Tamar.

Existem duas trilhas para chegar lá. Uma mais curta, ideal para fazer com crianças ou com pessoas sem condições de caminhar muito. A outra opção é uma trilha mais longa, que exige mais esforço e condicionamento físico, mas apresenta uma natureza peculiar e um caminho que pode ser apreciado por inteiro.

Como as visitas controladas pelo Projeto, elas são feitas em pequenos grupos em com horário marcado. O tempo na praia é curto e varia de acordo com a trilha que é feita (pela trilha mais curta fica-se menos tempo e pela mais longa, pode-se desfrutar mais).

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro está localizada perto da Vila dos Remédios, próxima à maioria das pousadas de Noronha. Acaba sendo um lugar muito agradável para os visitantes tomarem um rápido banho de mar e aproveitar a praia com calma.

Nessa praia fica um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, o Buraco do Galego. Este é uma pequena piscina natural muito funda, e um ótimo local para tirar boas fotos.

Praia do Leão

A Praia do Leão é outra praia sob preservação na ilha. Ela é um pouco diferente das outras por ter um mar mais bravo e por ter uma das melhores vistas para serem admiradas tanto de cima (pelo mirante) quanto de baixo.

A praia tem esse nome já que abriga uma pedra enorme com um buraco. Quando bate a água do mar nele, o barulho que ecoa parece um rugido de um leão. Outro fato curioso dessa praia é que nela os biólogos também acompanham a desova das tartarugas, fenômeno que pode ser acompanhado pelos visitantes.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Praia da Conceição

A Praia da Conceição é uma das praias mais agitadas de Noronha. Muito boa para caminhar e jogar bola, pois tem uma areia macia e um clima muito agradável. Lá é também um bom lugar para surfar, com ondas fortes e inclusive é um dos points dos campeonatos de surf.

O lugar é delicioso para aproveitar o fim da tarde, com uma linda vista do por do sol atrás da Pedra do Pico (único ponto de Noronha que não pode ser visitado). A praia é próxima ao Bar do Meio, por lá você pode ver a famosa Santa que foi colocada em uma pedaço da pedra.

Praia da Cacimba do Padre

A Cacimba do Padre dá de cara para o Morro Dois Irmãos, e também tem boas ondas para os surfistas e aqueles que gostam de um mar mais agitado.

A praia é um pouco mais afastada das demais e do centro, mas com certeza vale a pena a visita. Por meio dela é por onde se visita a Baía dos Porcos. As trilhas a serem feitas lá são super legais e interessantes.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Trilhas em Fernando de Noronha

Três trilhas são as mais populares de Fernando de Noronha. Elas possuem a melhor infraestrutura entre as trilhas da ilha e são de uma beleza estonteante.

Trilha do Mirante dos Golfinhos

Uma das trilhas mais fáceis da região. Possui uma estrutura de madeira, o que permite com que seja feita mesmo com chuva. Além disso, leva diretamente ao Mirante, local de onde dá para ver muito bem os golfinhos nadando por meio do uso de binóculos.

Os animais passam bem cedo pela baía. Vale mais a pena conhecer o local logo ao amanhecer.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Trilha do Atalaia

A trilha mais famosa de Noronha, que tem como destino uma das praias mais reservadas e mais bonitas que leva o mesmo nome.

A Trilha do Atalaia é um passeio que precisa ser feito. É necessário fazer a reserva com antecedência, pois, por ser um lugar controlado, são poucas pessoas que podem entrar de uma vez.

Existem dois tipos de trilha que podem ser feitas: a longa e a curta, sendo que a segunda é mais recomendada para se fazer com crianças.

Trilha Esmeralda do Atlântico

A trilha consiste em uma caminhada por várias praias de Noronha, como a Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos, a Praia do Bode, a do Americano e a do Boldró. O objetivo da trilha é que os visitantes sintam mais a natureza, e possam conhecer melhor essas praias, parando inclusive para mergulho.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Passeio de Barco em Fernando de Noronha

Em Noronha existem vários passeios de barco oferecidos por diferentes empresas. Porém, são dois os principais e mais reservados pelos visitantes.

Passeio de Barco

O mais comum é o passeio de barco normal, que passa por todos os pontos turísticos antes vistos pela terra, mas agora pelo mar. A embarcação sai bem cedo na manhã (por volta das 7 horas) para que se possa observar os golfinhos rotadores na Baía dos Golfinhos. Este é o ponto que mais faz o passeio valer a pena, pois os animais nadam junto com o barco.

Depois disso, os visitantes são levados para um banho de 40 minutos na Praia do Leão, no qual é recomendado o uso de snorkel e colete salva-vidas, para que se possa apreciar o fundo do mar.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Aquasub

Outro passeio que é interessante é o Aquasub. Em um pequeno barco as pessoas vão segurando em pranchinhas e sendo puxadas pela água.

A experiência consiste basicamente em observar o fundo mar só que sem mergulhar, mas enxergando tudo por meio do snorkel. O passeio permite ver vários animais interessantes, como tubarões, tartarugas e arraias.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Mergulho em Fernando de Noronha

Noronha é um dos lugares mais almejados pelos mergulhadores. A beleza marinha do local é vasta, por essa razão esses passeios são muito procurados inclusive por aqueles que não possuem experiência alguma no assunto. Por isso, existem tipos de mergulho que atendem todos os níveis, desde o batismo até cursos avançados.

As embarcações que levam para a atividade saem da Praia do Porto e levam os visitantes para o lugar que estiver mais adequado no dia (o que varia com as chuvas). São mais de 16 diferentes pontos de mergulho diferentes.

Normalmente, as saídas de mergulho acontecem bem cedo, por volta das 7 horas, para que a vida marinha seja apreciada da melhor forma. Todos os passeios são acompanhados por instrutores, sendo que no batismo os guias acompanham lado a lado o mergulhador, dando as instruções necessárias.

O Que Fazer em Fernando de Noronha

Outras atrações em Noronha

Projeto Tamar

Vale a pena conhecer o Projeto Tamar, especialmente se estiver com crianças pequenas. O projeto, além de ser super reconhecido e prestigiado, é apresentado por palestrantes e por atrações no lugar.

A programação de lá é variada, De palestras sobre os animais ou preservação, até pessoas que contam relatos próprios sobre assuntos diversos.

Inclusive, pelo Projeto, é possível ver a desova das tartarugas em algumas praias, dependendo da época do ano, com biólogos que explicam e passam informações interessantes.

Mirante do Boldró

O Mirante do Boldró é um lugar incrível para curtir o fim de tarde. Vale a pena admirar o sol se pondo atrás do Morro Dois Irmãos. Com um barzinho mais simples, mas com uma comida deliciosa, e música ao vivo, a vibe do lugar deixa todos encantados.

É um passeio ideal para ser feito com calma, tanto com a família como com os amigos, e com uma vista perfeita para tirar fotos e apreciar.

Vila dos Remédios

Passar pela Vila dos Remédios é super comum, pois é um local pelo qual todos sempre passam, mas nem sempre param para conhecer, andar por lá e curtir.

Como todo centrinho de cidade de praia, a Vila possui várias lojinhas artesanais, de roupas, recordações, etc.

Aqui ficam várias pousadas. Por isso, o agito é constante, seja de pessoas passeando, parando para tomar um sorvete, um açaí ou indo almoçar.

Forte de Nossa Senhora dos Remédios

O Forte de Nossa Senhora Dos Remédios fica na Vila dos Remédios.  É uma construção da época da invasão holandesa no Brasil. Atualmente o Forte está em condições impecáveis, já que acabou de ser restaurado.

A chegada é um pouco desafiadora, pois há uma subida inclinada e em pedras. Porém, são só 10 minutinhos de esforço para chegar e aproveitar a vista.

O Forte oferece uma visão a panorâmica da ilha. Além disso, este é, inclusive, outro lugar super recomendado para ver o pôr-do-sol.

 Localização dos Pontos de O que Fazer em Noronha

Veja também → Melhores Praias de Natal

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo