Pontos Turísticos

O que fazer em Itaipava | 10 Dicas

Veja o que fazer em Itaipava - RJ

No post de hoje, trouxemos 10 dicas de O que fazer em Itaipava, esses lugarem não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

O distrito da cidade de Petrópolis (RJ) mais amado pelos moradores do estado, Itaipava atrai casais em busca de um destino romântico, para relaxar e comer bem, mas não só isso. Também atrai quem quer turistar mesmo e fazer passeios ao ar livre.

Tem muito mais o que fazer em Itaipava (RJ) do que você provavelmente imagina, confira!

Passear em um dos shoppings da região

Não se anime muito os shoppings de Itaipava não são nada grandiosos. São pequenos, com uma carinha mais rústica, e alguns podiam ser chamados até de galeria.

O shopping mais famoso do momento é o Itaipava Shopping, onde está o restaurante Bordeaux, sempre movimentado, e com boas lojas de roupas.

O Shopping Vilarejo já teve seus dias de glória, o que é uma pena, pois a arquitetura é bem legal, com muitos espaços ao ar livre. Por lá, destacamos o novo restaurante Meet, com foco em carnes.

E por último o Shopping Estação, onde fica o Cine Itaipava e o Ary que é uma delicatessen / bar, que serve ótimos drinks e vinhos.

O que fazer em Itaipava shoppings

Conhecer o Castelo de Itaipava

Este é um dos principais passeios em Itaipava. O castelo foi construído em 1920 por um barão, que trouxe 20 famílias da Europa para erguer a edificação. Além disso, vários materiais vieram de países como Áustria, Itália, Portugal, França e Inglaterra (mármore de carrara do piso, pedras, vitrais, ferragens).

Logo no estacionamento você vê uma estátua enorme de cavaleiro. Na visita ao interior você aprecia o piso, os vitrais e os lustres dos salões, que têm poucos móveis. Uma saleta tem quadros. Também há peças de armaduras e algumas poucas armas.

No lado de fora é legal tirar fotos com as torres pontudas e uma piscina. Achei a visita interessante, mas não vá esperando nada parecido com um castelo desses da Europa. Ou seja, é uma dica mais despretensiosa para você que está buscando o que fazer em Itaipava.

A entrada custa R$ 20,00 reais, mas é muito importante entrar em contato com o castelo antes de programar a visita, porque em dias de festas, eles não abrem.

O que fazer em Itaipava Castelo de Itaipava

Fazer compras nas Lojas do Centrinho

O centrinho de Itaipava é cheio de pequenos shoppings e lojas de rua. Porém, não espere lojinhas de lembrancinhas e artesanato. Por lá, o forte são lojas de marcas conhecidas como as de shoppings de grandes capitais mesmo.

Além disso, é importante explicar que o centrinho de Itaipava fica num trecho da Estrada União Indústria (que é enorme e por vezes parece rua, por vezes, estrada mesmo).

O que fazer em Itaipava lojas do centrinho

Cachoeira do treze ou Cachoeira da Macumba

A Cachoeira da Macumba, ou Cachoeira do 13 possui 35 metros de altura, e três níveis. Nos dois mais baixos há poços melhores para banho. No mais alto o bacana é tirar uma foto no ponto que os moradores chamam de “Janela do Céu”.

E mesmo se você é sedentário, vale a pena optar por essa cachoeira ao decidir o que fazer em Itaipava, porque a trilha até ela é fácil e curtinha, uns 300 metros só.

Em 10 minutos você chega. Tem alguns trechos de escadaria natural, mas nada complicado. Já se você quer ir ao trecho da “Janela do Céu”, terá que subir mais uns 10 minutos.

Há quem pratique rapel por lá. Não é necessário ir com guia e não há cobrança de ingresso nem de estacionamento.

O que fazer em Itaipava Cachoeira do 13

Tomar um café ou vinho no Bendito Armazém

O Bendito Armazém é um café/restaurante que todo mundo ama! O ambiente é super charmoso, com mesinhas do lado de fora, muitas plantas decorando e até mantinhas para cobrir as pernas nos dias frios.

No cardápio, cafés variados, sanduíches e até tábua de queijos para você tomar com um vinhozinho. Além de ser um café/restaurante, é também uma delicatessen que vende diversos produtos locais e outros importados, da melhor qualidade.

O que fazer em Itaipava bendito armazém

Visitar o Vale do Amor

Apesar de tecnicamente estar na Fazenda Inglesa, outra região de Petrópolis, o Vale do Amor faz parte da nossa lista sobre o que fazer em Itaipava porque é perto. São 30 minutos de carro do centrinho de Itaipava até lá (18 Km). Além disso, é um lugar incrível, que vale a pena uns minutinhos de estrada para você conhecer.

O Vale do Amor tem uma energia muito boa. É um jardim cheio de imagens de várias religiões num paisagismo lindo. Muita gente aproveita para praticar meditação ou vai apenas para tirar fotos mesmo.

O que fazer em Itaipava vale do amor

Visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Ao decidir o que fazer em Itaipava, vale a pena dar uma esticada para conhecer as cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A entrada de Petrópolis do parque fica em Corrêas, a 30 minutos de carro do centrinho de Itaipava (13 Km).

São mais de 20 mil hectares de uma floresta preservada, com cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paisagens impressionantes. Dá para chegar a várias cachoeiras por trilhas leves. Para outras, a caminhada é de nível médio.

Para os com bom preparo físico, a dica é fazer a travessia Petrópolis-Teresópolis. Em 3 dias você vai de uma cidade a outra caminhando pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, dormindo em campings ou abrigos.

O que fazer em Itaipava serra dos órgãos

Fazer a Trilha de Pedra de Itaipava

Uma maneira diferente de apreciar as montanhas da região é do alto de uma delas. A Pedra de Itaipava tem 1370 metros de altura e dele você tem uma vista 360º não só do distrito, mas também da serra e outras montanhas.

Eu e o maridão, que temos um condicionamento físico médio (malhamos, mas não muito), subimos em cerca de 2h, com muitas paradas para fotos. Para descansar e descer levamos mais 2h, num passeio de 4h no total.

A trilha do Pico de Itaipava é basicamente de subidas, sendo considerado de média dificuldade. São cerca de 4 Km no total considerando ida e volta, numa área totalmente descampada, com zero sombra. Por isso, vá preparado com muita água, protetor solar e boné ou viseira.

O que fazer em Itaipava trilha de pedra

Fazer Compras na Feirinha de Itaipava

Impossível resistir a dar uma passadinha na Feirinha de Itaipava. São mais de 400 stands, muitos de produtores locais que vendem desde roupas até itens para decoração. Tem roupas para todos os gostos e estilos, vale a pena conferir.

É também um ótimo lugar para comprar meias, roupas íntimas, roupas de ginástica e pijamas. Impossível sair de lá sem uma sacolinha.

O que fazer em Itaipava feirinha de itaipava

Visitar o Museu do Pequeno Príncipe (La Grande Valée)

Você também é fã do Pequeno Príncipe? Sabia que existe uma casa em Itaipava onde você pode ver de perto acervos fantásticos do autor do livro?

Petrópolis foi refúgio de pilotos franceses que atuaram, nos primeiros voos entre Brasil e França. Um deles era Marcel Reine, que resolveu fazer de Itaipava a sua morada.

Ele recebia em sua propriedade outros jovens pilotos para reuniões e festas. Entre eles, o jovem Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico “O pequeno príncipe”.

É possível contratar, um passeio guiado pelo sítio “La Grande Vallée”, que promove a preservação da memória dos aviadores franceses na região. Mas lembre-se de agendar seu passeio com antecedência.

O que fazer em Itaipava museu do pequeno príncipe

Veja também → Melhores Praia de Búzius

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo