Pontos Turísticos em Gramado | Top 5
No guia de hoje fizemos uma seleção dos melhores Pontos Turísticos em Gramado | Top 5, para incluir no seu roteiro, se você tiver pouco tempo para fazer um tour em Gramado, pode ser difícil escolher o que conhecer tudo na primeira visita, por isso fizemos essa breve seleção de lugares.
Considerado a Suíça brasileira, o município de Gramado está localizado na Serra Gaúcha e fica a pouco mais de 100 km de Porto Alegre. Sede do concorrido Festival de Cinema, a cidade tem programação para todas as estações do ano.
Com arquitetura europeia e casinhas em estilo enxaimel, as paisagens parecem de cinema com suas ruas limpas repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros.
Mas não é só pela aparência romântica que a cidade mais famosa da região atrai tantos turistas. Seus aconchegantes hotéis e gastronomia de primeira fazem com que Gramado proporcione momentos inesquecíveis, confira!
Mundo a Vapor
Indicado para todas as idades, o Mundo a Vapor fica em Canela e encanta pela riqueza e detalhes das peças construídas à mão com miniaturas de fábricas de papel, olaria, ferraria, entre outras. O mais impressionante é que a fábrica de papel e a olaria funcionam de verdade.
Movida a vapor, a pequena fábrica produz cerca de 20 metros de papel por hora e a olaria faz tijolinhos e telhas que cabem em um dedo. Olha que fofo? E o melhor disso tudo é que os visitantes podem levar para casa de recordação.
Mais um ponto imperdível do passeio é o relógio a vapor. Sabia que existem apenas dois relógios movidos a vapor no mundo inteiro? Um deles está no parque em Canela e funciona perfeitamente, apitando de hora em hora. O outro fica localizado em Vancouver, no Canadá. Chique, né?
Dica: Na fachada do parque foi reconstruído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris no ano de 1895. Registrar esse local do passeio é inevitável e se você é do tipo que curte fotos de época, ainda pode aproveitar e fazer uma sessão à moda antiga.
Snowland
Já imaginou esquiar em pleno verão? No Snowland você encontra neve o ano inteiro! E não é neve fake não, é de verdade e a temperatura chega a -4°C. Primeiro parque indoor de neve da América Latina, são mais de 15 atrações incríveis que vão fazer você se sentir em uma verdadeira estação de ski.
No Vilarejo Alpino tem pista de patinação no gelo, simulador 7D e uma galeria com opções gastronômicas e lojas entre outras atrações. Tem diversão para a família inteira.
Na Montanha de Neve, se você curte adrenalina não pode deixar de ir no Tubing, uma boia gigante onde você vai deslizar montanha abaixo e garantir fotos incríveis. Ainda tem o castelo Snow Play, a Oficina do Tio Urso, um Hot Café para te deixar bem quentinho, o Espetáculo Flokus e a Escola da Neve.
E se você quer descansar um pouco de tudo isso e quer ficar curtindo aquele friozinho gostoso, é só ir ao Mirante Bela Vista. Com visão privilegiada da Montanha de Neve, você vai poder saborear bebidas especiais enquanto observa o pessoal descendo a montanha e se divertindo no esqui e no snowboard.
Este passeio, sem dúvida, é uma excelente opção para quem quer diversão e aventura para toda a família.
Gramadozoo + Parque Gaúcho
Sem dúvidas este é um dos passeios mais interessantes da Serra Gaúcha. O principal objetivo do Gramadozoo e do Parque Gaúcho é propagar a educação ambiental e o resgatar a cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. Não esqueça de usar roupas e sapatos confortáveis, além de protetor solar e repelente.
No Gramadozoo, são encontrados exclusivamente espécies da fauna brasileira, e você tem a chance de ficar pertinho deles através dos vidros blindados e enormes viveiros de imersão que reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. Bem melhor do que jaulas e grades não é? Um ótimo lugar para se reconectar com a natureza.
O Parque Gaúcho é o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes. O local é coberto e é uma ótima alternativa para dias de chuva ou que o tempo não esteja muito estável.
A visita é uma mistura de aprendizado e diversão, um verdadeiro mergulho na cultura gaúcha com destaque para a arena de doma e a cabanha do Parque Gaúcho com as raças de animais crioulos (cães, cavalos, bois, ovelhas) que fizeram parte da vida do gaúcho primitivo, entre outras atrações.
Passeio Vale dos Vinhedos
O tour do Vale dos Vinhedos é um passeio obrigatório para quem curte um bom vinho. Ele proporciona momentos incríveis e paisagens apaixonantes que se mostram diferentes nas quatro estações do ano.
Entre os municípios deBento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875.
Durante este passeio você vai conhecer a Casa Valduga (que possui a maior cave de espumantes da América Latina), a Torcello Boutique e a Cave de Pedra Winery, que fica em Garibaldi. Três grandes produtoras de vinhos e espumantes finos e que contam com a experiência e ensinamentos que são passados de geração a geração.
Sem falar na Queijaria Valbrenta: uma queijaria familiar e que produz apenas 50 quilos de queijo por dia, pois a venda do queijo é feita somente para quem a visita. Mas confesso que a melhor parte é de fato a degustação dos vinhos e queijos, é recomendado que você separe pelo menos um dia todo, para esse passeio.
Passeio Maria Fumaça
Sem dúvida esse é o passeio mais fofo que você vai fazer em Gramado. Cruzar a ferrovia em uma Maria Fumaça é fazer uma verdadeira viagem no tempo. Aproveite para apreciar as paisagens de tirar o fôlego de Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Uma experiência inesquecível e que rende fotos maravilhosas e você vai ganhar muitos likes nas redes sociais.
Além das visitas à vinícola e à queijaria, prepare o bolso para gastar na malharia em Nova Petrópolis e na loja da Tramontina. Após as compras, aprecie a gastronomia local e assista ao espetáculo Epopeia Italiana. Um verdadeiro mergulho nas tradições do lugar e uma delícia de passeio.
Veja também → Melhores Praias em Fernando de Noronha
Deixe um comentário