Pontos Turísticos

Pontos Turísticos em São Paulo | Top 10

Descubra o Top 10 Pontos Turísticos em São Paulo

No guia de hoje selecionamos as Melhores Pontos Turísticos em São Paulo | Top 10, para incluir no seu roteiro, se você tiver pouco tempo no destino, pode ser difícil escolher o que conhecer na primeira visita. Mas vamos facilitar a vida para você.

Parques, museus, mirantes, livrarias, arte de rua, cafeterias, bares, restaurantes e feirinhas, tudo isso pode fazer parte da sua viagem a São Paulo. E, neste texto, você encontrará um pouco de tudo.

Para te ajudar com seu itinerário, listamos os principais pontos turísticos em São Paulo. Porém, lembre-se de que você pode fazer as adaptações que achar necessárias, afinal, nem todos os lugares fazem o estilo de todo viajante.

Por fim, não se esqueça de que a cidade oferece ainda outras centenas de locais que você pode incluir na sua rota.

1. Avenida Paulista

Uma atração com milhares de outras atrações, essa é a Avenida Paulista, um dos melhores pontos turísticos em São Paulo e que não deveria ficar de fora de nenhum roteiro pela cidade.

Apesar de ser um símbolo empresarial de Sampa, a Paulista é muito mais que isso. Por lá, não faltam bares, restaurantes, hospitais, museus, universidade, centros culturais e o principal.

Alguns lugares que você pode visitar ao longo dos seus quase três quilômetros, são: Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Instituto Moreira Sales, MASP, Parque Trianon, Centro Cultural Itaú, Japan House e Casa das Rosas.

Se acaso você quiser um pouco de história durante as suas andanças, o pessoal do São Paulo Free Walking Tour tem um roteiro pela Avenida Paulista.

Por fim, vale lembrar que todos os domingos, das 10hs às 18hs, a Paulista é fechada para o trânsito de carros, e os pedestres aproveitam para curtir um domingão no maior alto astral.

Pontos Turísticos em São Paulo

2. Mercado Municipal

Bem próximo da movimentada e conhecidíssima Rua 25 de março, outra construção que teve sua origem na época da “Metrópole do Café” é o Mercado Municipal de São Paulo, ou simplesmente Mercadão.

Apesar de estar ao lado da rua de comércio popular mais famosa do estado, no entanto, os preços dos comes e bebes no Mercadão não são lá dos mais camaradas. Ainda assim, dá para comer bem sem ir à falência e dar uma baita alegria ao seu estômago.

Além das frutas, hortaliças, cereais e embutidos típicos deste tipo de comércio, o Mercado Municipal dispõem ainda de uma vasta praça de alimentação.

Vá na hora do almoço e você não se arrependerá.

Pontos Turísticos em São Paulo

3. Parque Ibirapuera

Considerado o queridinho por moradores e turistas, o Parque Ibirapuera é outro pontos turísticos em São Paulo que conquista a todos. Não à toa, é o parque mais visitado da América Latina e um dos lugares mais fotografados do mundo.

Inaugurado em 1954, em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo, com projeto paisagístico de Otávio Augusto Teixeira Mendes e arquitetura de ninguém menos do que Oscar Niemeyer, o Parque do Ibirapuera é muito mais do que uma área verde.

Além de ser um ótimo espaço para caminhar, correr e ou simplesmente aproveitar a sua natureza, o parque também possui uma importante função cultural na cidade.

Além dele, também integram núcleo cultural do parque o Museu de Arte Moderna (MAM), Fundação Bienal, Planetário, Escola de Astrofísica e a famosa Oca do Ibirapuera.

Pontos Turísticos em São Paulo

4. Catedral da Sé

Localizada no centro da cidade, a Catedral Metropolitana de São Paulo, conhecida também como Catedral da Sé, é um dos mais icônicos pontos turísticos em São Paulo.

Inaugurada em 1954, sua construção em estilo neogótico levou quase 40 anos para ser concluída por conta das duas guerras mundiais que aconteceram nesse período, e que prejudicaram a importação de certos materiais.

Pontos Turísticos em São Paulo

5. MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, popularmente conhecido como MASP, é um dos cartões postais mais famosos de São Paulo.

O que é perfeitamente compreensível, afinal, além da sua arquitetura inconfundível que já chama a atenção de qualquer um que passa pela Avenida Paulista, seu acervo é um dos mais valiosos da América Latina.

Com um projeto da ousada e respeitada arquiteta Lina Bo Bardi, ao longo do seu vão livre de 74 metros e de 4 andares com exposições, você poderá encontrar obras de artistas renomados, como Van Gogh, Monet e Picasso, além dos brasileiros e igualmente talentosos Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Candido Portinari.

Pontos Turísticos em São Paulo

6. Theatro Municipal

Com mais de 100 anos de história para contar, o Theatro Municipal de São Paulo começou a ser construído em 1903, para que a cidade enfim pudesse atender as necessidades aristocráticas da época.

No bom português, os endinheirados barões do café daqueles tempos queriam que São Paulo tivesse mais semelhanças com as cidades europeias, como Paris.

Nasceu assim, portanto, uma das construções mais emblemáticas, e um dos pontos turísticos em São Paulo que vale super a pena visitar.

Para conhecer esse luxuoso prédio você pode assistir a um dos espetáculos que acontecem por lá (consulte a programação aqui) ou fazer uma visita guiada. Ou se puder, tenha as duas experiências pois elas serão complementares.

As visitas guiadas no Theatro Municipal são gratuitas e acontecem de quarta a sexta-feira (às 11h, 13h, 15h e 17h) e aos sábados (às 14h e 15h). Para participar é preciso comparecer à bilheteria do teatro uma hora antes do início.

Pontos Turísticos em São Paulo

7. Edifício Itália

Para ver a cidade do alto, um dos pontos turísticos em São Paulo que cumpre esse papel com maestria é o Edifício Itália. Ou melhor dizendo, o Terraço Itália, afinal, é a partir deste restaurante situado no 41º andar do edifício que se tem acesso ao mirante que oferece uma vista 360 graus de Sampa.

Mas não se preocupe, pois para ter o privilegio desta vista você não precisa gastar algumas centenas de reais neste sofisticado restaurante. É possível visitar apenas o mirante, que custa R$ 30,00 e dá direito a um drink da casa.

Por outro lado, se quiser um jantar especial, o Terraço Itália tem um cardápio de dar água na boca que inclui massas, risotos, carnes, aves e peixes.

Se acaso preferir, é possível ainda provar o menu degustação, que custa R$ 239,00 por pessoa, e possui quatro tempos: entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. É recomendável fazer reserva para o jantar.

Pontos Turísticos em São Paulo

8. Beco do Batman

Localizado no animado e descolado bairro da Vila Madalena, o Beco do Batman é um dos lugares mais fotografados da cidade, afinal, seus grafites coloridos criados por talentosos artistas costumam sair bem em qualquer foto.

A galeria a céu aberto que já se tornou destino obrigatório entre a maioria dos turistas também recebe muitos moradores de Sampa. Isso porque, de tempos em tempos há uma renovação dos murais.

Além disso, nessa região não faltam bares para alguns drinks sem compromisso.

Para fugir de multidões, vá o mais cedo possível e evite os finais de semana.  No entanto, a verdade é que o Beco do Batman é o tipo de lugar que perde um pouco do encanto quando está completamente vazio.

Pontos Turísticos em São Paulo

9. Farol Santander

Apesar do novo nome, o Farol Santander é um velho conhecido de São Paulo: Edifício Altino Arantes, vulgo Banespão.

Atualmente o terceiro prédio mais alto da cidade, por mais de uma década o edifício que foi inspirado no Empire State Building, de Nova Iorque, ocupou posto de arranha céu mais alto da capital paulista.

Depois de um longo período fechado para reformas, finalmente desde janeiro de 2018 o prédio foi aberto novamente para visitação do público em geral.

Além do mirante situado no 26º andar, quem vai ao Farol do Santander pode percorrer outros andares do edifício que desde a sua reinauguração possui salas de exposições culturais.

Quando fui, por exemplo, estava em cartaz a mostra “Trem das 11 – Uma viagem pelo mundo de Adoniran”, um relato sobre a vida do grande sambista Adoniran Barbosa.

Pontos Turísticos em São Paulo

10. Pinacoteca do Estado

Como não poderia deixar de ser, o museu de arte mais antigo de Sampa não ficaria de fora de uma lista de pontos turísticos em São Paulo.

Fundada em 1905, a Pinacoteca do Estado possui um dos acervos mais respeitados do país, e sua atual sede, por si só, já compensa uma visita.

Para deixar seu passeio por esta região ainda mais completo, inclua no seu roteiro uma visita guiada pela Sala São Paulo, que é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.

Pontos Turísticos em São Paulo

Localização dos Pontos Turísticos em São Paulo

Confira → Melhores Pontos Turísticos em Florianópolis

Avalie o post

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo